domingo, 2 de janeiro de 2011

Dia 11 - 01/01/2011

Ushuaia é uma cidade encravada entre o mar e montanhas com os picos cobertos de neve. É um lugar acolhedor e hospitaleiro as pessoas são cordiais e gentis. Uma população em torno de  110 mil habitantes.Conhecida como a cidade mais austral do mundo e é a capital de Terra do Fogo. A ciudad del Fin del Mundo (A cidade do Fim do Mundo).
O nome da cidade provém do idioma indígena yámana: us (ao fundo) e uaia (baía). O nome da cidade se pronuncia em castelhano /uˈswaʝa/.
Nosso primeiro passeio foi O Trem do Fim do Mundo está localizado no Parque Nacional da Terra do Fogo. Antigamente, os presidiários eram transportados de trem para fornecer lenha a população. Hoje, é utilizado para resgatar a história da Patagônia. O ponto de partida do passeio histórico é a Estação do Fim do Mundo, localizada a 8 km de Ushuaia. Durante o trajeto, são vistas florestas antigas, turfeiras, rios e a reconstrução de um assentamento nativo. Faz-se uma parada na cascata Macarena e a última parte do passeio é feito dentro do Parque Nacional da Terra do Fogo.














Depois do passeio no trem fomos comprar os tickets para navegação no Canal de Beagle. Estreito de Beagle (ou Canal de Beagle) é um estreito  separando as ilhas do arquipélago da Terra do Fogo, no extremo sul da América do Sul.

Além de ligar o Oceano Atlântico ai Oceano Pacífico, ele separa a Ilha Grande da Terra do Fogo de diversas pequenas ilhas ao sul. Sua parte oriental marca a fronteira entre o Chile e a Argentina, mas sua parte ocidental pertence ao Chile.




 Se escuta tudo quanto é língua. Os europeus invadem Ushuaia. Quando eles avistam um piguim ou lobo marinho ficam enlouquecidos com suas máquinas. Fico imaginando eles no Pantanal com a nossa biodiversidade...aqui qualquer passarinho é motivo de fotografias.
Los Cormoranes e os lobos marinhos nos recepcionaram


O Canal de Beagle é lindíssimo. Paramos em uma pequena ilha para tirar fotos. Porém o vento congelante não permitiu que ficássemos muito tempo fora do barco. Não tem areia na praia...somente essas pedrinhas

Essa foi a embarcação que navegamos no Canal de Beagle 

O visual maravilhoso do Canal entre as montanhas 


O passeio de hoje foi muito bacana. O fato de estarmos no ponto mais ao sul do mundo é demais. E estarmos vivendo e passeando por lugares que antes só encontrávamos em livros de história e geografia é sonho concretizado.


6 comentários:

  1. Lindíssimo...eu com certeza estaria com a maquina a mil vendo os pinguins e os leoes marinhos!!! td muito lindo!!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga pura emoção e feliz por vcs estarem curtindo a viagem mais que merecida...saudades de vcs....aproveitem muito...obrigado pela mensagem e viva 2011!

    ResponderExcluir
  3. Maravilha de passeio!!
    Aproveitem o máximo!!!
    beijoss

    ResponderExcluir
  4. Carla e Claudio , estamos acompanhando toda trajetória , e confesso , Vc descreve com muita clareza , a informaçao é precisa , parabens . É otimo ter uma Jornalista na redaçao do roteiro .

    Nós estamos em Balneário Camboriu , Com Sergio/Margarete , Kabo e Nalu.

    Abraços Tirapelle e Isabel.

    ResponderExcluir
  5. Vcs fariam o roteiro novamente?? nós aqui queremos ir tb!!!!
    td mto lindo...
    Já voltamos de BC, estamos em Lages, o Mau ta aqui ainda, vai embora na quarta...td certinho,
    amamos vocês...

    ResponderExcluir
  6. Amigos. Excelentes fotos e paisagens. Estou acompanhando de pertinho com vocês esta grande viagem. A jornalista Carla está de parabéns pela maneira como relata o roteiro. Parece que estamos viajando juntos.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir